Oficina de Rádio Escolar




Rádio Escolar

"A criança tem direito à liberdade de
expressão".
"Este direito compreende a liberdade de procurar,
receber e expandir informações e idéias de toda a
espécie, sem considerações de fronteiras, sob
forma oral, escrita, impressa ou artística ou por
qualquer outro meio à escolha da criança."

ARTIGO 13º - CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA

Refletir sobre educação e comunicação é pensar sobre a sociedade globalizada. A globalização não é um fenômeno recente. Seu surgimento deu-se com a expansão do comércio no ultimo período da Idade Média e início do período moderno.
Com as tecnologias ocorreram diversas transformações, principalmente nas últimas décadas. Uma das transformações aconteceu no campo da comunicação, que antes acontecia por meio de gritos e grunhidos, gestos ou utilizando objetos para produção de sons.
Atualmente, são possíveis realizações que antes não faziam parte do cotidiano das pessoas, como a comunicação telefônica entre continentes, caixas automáticos, pesquisas on-line, pagamentos eletrônicos, bibliotecas virtuais etc. No século XIX, as redes de comunicação foram organizadas em escala global. Entretanto, é no século XX que a globalização adquire força. Com a evolução da comunicação, a educação acaba sofrendo mudanças também. Nos dias de hoje não se pode pensar na escola desvinculada do processo de comunicação, pois as novas tecnologias fazem parte do cotidiano da escola, do educando e do educador. A comunicação está presente em todo momento na vida de um ser humano que vive em sociedade, seja na sua casa, ao dirigir um automóvel, no ambiente de trabalho, na escola. Assim, as escolas precisam e estão repensando em uma nova forma de transmitir o conhecimento.
Entende-se que a sala de aula não é o único espaço de aprendizagem dos sujeitos e que a comunicação pode potencializar a formação de um ambiente dialógico que permita uma maior participação da juventude nas relações de ensino A comunicação, compreendida como troca de conhecimentos, possui uma dimensão educativa que deve ser levada em conta já que educação é comunicação, é diálogo, na medida em que não é transferência de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significação dos significados (FREIRE; 1992, p.69).

Nos dias atuais, a escola não pode desconsiderar ou negar a presença das mídias no cotidiano dos alunos. As novas tecnologias fazem parte do mundo da escola, do educando e do educador. Todos vivem e convivem numa sociedade movida pela informação. O rádio, como as outras mídias eletrônicas, é mais dinâmico, atraente e rápido do que a dinâmica escolar.
A escola, que ao longo dos tempos se distanciou da vida cotidiana, busca hoje diminuir estas distâncias e é neste sentido que o uso do rádio na educação vem contribuir, ou seja, preencher a espaço formado entre sociedade e escola.
A disseminação dos meios de comunicação de massa é um dado que a escola não pode ignorar, porque eles têm um peso importante nas vidas das crianças e à escola cumpre levar em conta esse dado e procurar responder a essas necessidades de diferentes maneiras, seja em termos de se adequar a essa nova situação, seja em termos de incorporar alguns desses instrumentos no seu próprio processo de trabalho. (SAVIANI, 1997, p.76).

Ao utilizar o rádio aliado às escolas, amplia-se a capacidade de estratégias criativas para uma educação de qualidade chegar o mais longe possível.


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