Rádio
Escolar
"A
criança tem direito à liberdade de
expressão".
"Este
direito compreende a liberdade de procurar,
receber e expandir informações e idéias de toda a
espécie, sem considerações de fronteiras, sob
forma oral, escrita, impressa ou artística ou por
qualquer outro meio à escolha da criança."
receber e expandir informações e idéias de toda a
espécie, sem considerações de fronteiras, sob
forma oral, escrita, impressa ou artística ou por
qualquer outro meio à escolha da criança."
ARTIGO
13º - CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA
Refletir
sobre educação e comunicação é pensar sobre a sociedade
globalizada. A globalização não é um fenômeno recente. Seu
surgimento deu-se com a expansão do comércio no ultimo período da
Idade Média e início do período moderno.
Com
as tecnologias ocorreram diversas transformações, principalmente
nas últimas décadas. Uma das transformações aconteceu no campo da
comunicação, que antes acontecia por meio de gritos e grunhidos,
gestos ou utilizando objetos para produção de sons.
Atualmente,
são possíveis realizações que antes não faziam parte do
cotidiano das pessoas, como a comunicação telefônica entre
continentes, caixas automáticos, pesquisas on-line, pagamentos
eletrônicos, bibliotecas virtuais etc. No século XIX, as redes de
comunicação foram organizadas em escala global. Entretanto, é no
século XX que a globalização adquire força. Com a evolução da
comunicação, a educação acaba sofrendo mudanças também. Nos
dias de hoje não se pode pensar na escola desvinculada do processo
de comunicação, pois as novas tecnologias fazem parte do cotidiano
da escola, do educando e do educador. A comunicação está presente
em todo momento na vida de um ser humano que vive em sociedade, seja
na sua casa, ao dirigir um automóvel, no ambiente de trabalho, na
escola. Assim, as escolas precisam e estão repensando em uma nova
forma de transmitir o conhecimento.
Entende-se
que a sala de aula não é o único espaço de aprendizagem dos
sujeitos e que a comunicação pode potencializar a formação de um
ambiente dialógico que permita uma maior participação da juventude
nas relações de ensino A comunicação, compreendida como troca de
conhecimentos, possui uma dimensão educativa que deve ser levada em
conta já que educação é comunicação, é diálogo, na medida em
que não é transferência de saber, mas um encontro de sujeitos
interlocutores que buscam a significação dos significados (FREIRE;
1992, p.69).
Nos
dias atuais, a escola não pode desconsiderar ou negar a presença
das mídias no cotidiano dos alunos. As novas tecnologias fazem parte
do mundo da escola, do educando e do educador. Todos vivem e convivem
numa sociedade movida pela informação. O rádio, como as outras
mídias eletrônicas, é mais dinâmico, atraente e rápido do que a
dinâmica escolar.
A
escola, que ao longo dos tempos se distanciou da vida cotidiana,
busca hoje diminuir estas distâncias e é neste sentido que o uso do
rádio na educação vem contribuir, ou seja, preencher a espaço
formado entre sociedade e escola.
A
disseminação dos meios de comunicação de massa é um dado que a
escola não pode ignorar, porque eles têm um peso importante nas
vidas das crianças e à escola cumpre levar em conta esse dado e
procurar responder a essas necessidades de diferentes maneiras, seja
em termos de se adequar a essa nova situação, seja em termos de
incorporar alguns desses instrumentos no seu próprio processo de
trabalho. (SAVIANI, 1997, p.76).
Ao
utilizar o rádio aliado às escolas, amplia-se a capacidade de
estratégias criativas para uma educação de qualidade chegar o mais
longe possível.
Gostei muito.
ResponderExcluirGostei muito.
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